sexta-feira, 28 de junho de 2013

América Latina: o desconhecido de nós mesmos

Manifesto elaborado pela turma Fundamental Final (Rede CCAP) da EJA-Manguinhos, em junho de 2013.



           Você sabe onde fica a América Latina? Já parou para pensar nisso antes? Nós, brasileiros, vivemos na América Latina e, portanto, somos verdadeiros latino-americanos.
          Nossa identidade brasileira vem sendo roubada desde o tempo colonial, quando os portugueses exploraram nossa terra e tentaram apagar a cultura indígena. Hoje, podemos perceber que os Estados Unidos, grande potência econômica dos últimos tempos, vêm abafando cada vez mais as nossas origens, culturas e crenças. Os Estados Unidos roubam até o nosso direito de sermos chamados de americanos.
           Atualmente, existe uma supervalorização da cultura norte-americana por parte dos brasileiros e de outros povos da América Latina. Muitos, por exemplo, sonham em largar o Brasil para morar e trabalhar lá. Os jovens têm o desejo de conhecer os Estados Unidos, viajar para a Disney; não cansam de escutar as músicas e assistir aos filmes de lá, muito mais valorizados do que os produzidos aqui. Assim, aos poucos, vamos nos esquecendo das nossas raízes.
          Quem somos nós? Somos um povo de várias etnias: mulatos, negros, índios e brancos, de diferentes culturas, mas que habitamos um território rico, que é a América Latina.
          O povo latino-americano é inteligente, trabalhador, guerreiro, sofredor, porém festivo e solidário. Além de lutar contra o preconceito diariamente, tenta resgatar seus direitos arduamente. Somos todos irmãos, temos um coração que bate forte num só desejo de vencer. Então, juntos, não podemos deixar que nossa cultura seja tão desvalorizada. E como podemos nos valorizar?
           Não podemos nos esquecer dos nossos valores. Não podemos permitir que nossas histórias e nossas identidades corram o risco de morrer. Não podemos deixar esse coração parar de bater.

Estudantes autores: Bruna da Silva, Eliane Gomes, Francinete Alves, Hosana Oliveira, Jaqueline da Silva, Mayara Ferreira, Sueli Vieira, Vanusa Santana, Verginia de Fátima e Wendel de Lima.
Professores orientadores: Karine Bastos, Marcos Bhering e Patrícia Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário